Páginas

O Melhor lugar do mundo

O Melhor lugar do mundo

Uma caravana viajavam há dias pelo deserto e já não havia uma gota de água para aplacar-lhes a sede, quando de repente encontraram um poço.
Fizeram descer por ele uma vasilha, mas a corda arrebentou. Com a segunda e a terceira aconteceu o mesmo.
Decidiram, então que um dos viajantes desceria amarrado a uma corda. Ele também não voltou. Desceu o segundo e este também não voltou. Foi quando o sábio, que viajava com eles, disse-lhes:
- Agora desço eu.

Assim foi feito. No fundo do poço, ele encontrou um monstro horripilante que era o guardião daquele poço. Ele disse ao sábio:
- Agora você também é meu prisioneiro e só terá sua vida poupada se der a resposta certa à minha pergunta.
- Pois pergunte - respondeu o sábio.
E o monstro disse:
- De todos os lugares do mundo, qual é o melhor?

Diante dessa pergunta, o sábio pensou: estou cativo e impotente nas mãos desse monstro. Se disser que é a minha própria terra, estarei desprezando sua morada. Pensando assim, o sábio respondeu:
- O melhor lugar do mundo é aquele onde se tem um amigo íntimo, ainda que esse lugar seja o fundo da terra.
- Bravo, bravo! - exclamou o monstro. - Você é um verdadeiro sábio e sua sabedoria salvou você e seus amigos!

Lenda oriental

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

O barqueiro do inferno

Caronte, o barqueiro do inferno Caronte o barqueiro de Hades, responsável por levar as almas dos recém-mortos para o outro lado, atrave...