Páginas

Compaixão e Sabedoria

Compaixão e Sabedoria

Certa vez um camponês encontrou uma cobra morrendo em seu campo de arroz. Vendo o sofrimento da cobra, ele se encheu de compaixão. Apanhou a cobra e a levou pra casa.  

Deu-lhe então, leite morno, envolveu-a em um cobertor macio e amorosamente colocou-a ao seu lado na cama quando foi dormir. Pela manhã, o fazendeiro estava morto.

Por que ele foi morto? Por que ele só usou a compaixão e não a sabedoria. Se você pegar uma cobra ela o picará. Quando você encontrar um meio de salvar a cobra sem segurá-la você estará equilibrando sabedoria e compaixão e ambos ficarão felizes.

Sabedoria e compaixão devem andar juntas. Ter uma sem a outra é como andar com um pé só. Você pode pular algumas vezes, mas acabará caindo. Equilibrando os dois você andará muito bem vagarosa e elegantemente passo a passo.

Que a sabedoria guie seus passos…

Lenda oriental




A Consciência

A consciência é como uma pedra cheia de arestas cortantes que está dentro da gente.

Quando a pessoa faz algo de errado, a pedra começa a girar, a girar, e machuca e corta com suas arestas afiadas.

Ela só pára de girar quando a pessoa repara o dano que causou com seus atos ou palavras, e, quando a pedra pára de girar, a paz volta ao interior da pessoa.

Mas se a pessoa não tenta se corrigir, essa pedra, de tanto girar por causa de suas contínuas e repetidas más ações, vai gastando as arestas até ficar redonda e suave.

E, então, já não adianta mais girar, porque não machuca e não leva a pessoa a se arrepender e corrigir-se do que fez de errado.

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

O barqueiro do inferno

Caronte, o barqueiro do inferno Caronte o barqueiro de Hades, responsável por levar as almas dos recém-mortos para o outro lado, atrave...