Páginas

O Ladrão e o cão de guarda

O Ladrão e o cão de guarda

Um ladrão foi à noite para assaltar uma casa. Ele levou consigo vários pedaços de carne, para que pudesse acalmar o cão de guarda, para que não chamasse a atenção do seu dono latindo.

Assim que o ladrão jogou-lhe os pedaços de carne, o cachorro disse:
- Se você estava pensando em fechar minha boca, cometeu um grande erro. Esta repentina gentileza, vinda de suas mãos, apenas me deixaram mais atento. Por trás desses inesperados favores, você deve ter algum interesse oculto em seu próprio benefício e prejudicar meu dono.

Esopo

Moral da História:
Gentilezas inesperadas é a principal característica
de uma pessoa com más intenções.



Ladrão de cebolas

Certo dia, um ladrão entrou numa fazenda e roubou duzentas cebolas. Antes de conseguir fugir, foi preso pelo dono, que o levou diante de um juiz. O magistrado pronunciou a sentença: pagar dez moedas de ouro. Mas o homem alegou que era uma multa muito alta, e o juiz, então, resolveu oferecer-lhe mais duas alternativas; receber vinte chicotadas, ou comer as duzentas cebolas.

O ladrão resolveu comer as duzentas cebolas. Quando chegou à vigésima quinta, os seus olhos estavam inchados de tanto chorar, e o estômago queimava como o fogo. Como ainda faltavam 175 cebolas, e viu que não aguentava comer nem meia cebola mas, pediu para receber as vinte chicotadas.

O juiz concordou. Quando o chicote bateu nas suas costas pela décima vez, ele implorou para que parassem de castigá-lo, porque não suportava a dor. O pedido foi aceite, mas o ladrão teve que pagar as dez moedas de ouro.

Depois de cumprido o castigo, o juiz lhe disse:
- Se tivesse aceitado a multa, teria evitado comer as cebolas, e receber as chicotadas. Mas você preferiu o caminho mais difícil. Quando se faz algo errado, é melhor pagar logo e esquecer o assunto.

Lenda antiga

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

O barqueiro do inferno

Caronte, o barqueiro do inferno Caronte o barqueiro de Hades, responsável por levar as almas dos recém-mortos para o outro lado, atrave...